PROMAEC




O Programa Municipal de Atividades Educativas Complementares-PROMAEC criado em 02 de março de 2011, é uma iniciativa do Órgão Administrativo do Sistema Municipal de Ensino -  Secretaria Municipal de Educação que objetiva fazer uma relação coesa entre as atividades de caráter pedagógico teórico e prático desenvolvidas pelo Núcleo de Identidade Étnico-racial – NIER, e pelas atividades educativas complementares desenvolvidas pelo Espaço Cultural Acotirene - ESCA com vista a promoção da elevação da autoestima no âmbito do reconhecimento histórico e cultural de nosso município.
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COORDENADORA: Maria Elizabete de Oliveira Silva



Equipe do PROMAEC: Maria Elizabete de Oliveira Silva - PROMAEC/NIER
                                        Karina Thais R. de Oliveira - NIER 
                                        Maria Aparecida da S. Cardoso - ESCA
                                        Wagner  da Silva - NIER

Proposta para melhorar as ações do NIER e ESCA.
* Formação continuada;
* Organizar grupos de estudos na escola;
* Planejamento sistemático para integração das escolas;
* Organizar encontros com os professores das disciplinas de História e Cultura Palmarina;
* Integração das ações do ESCA com o NIER e as Secretarias de Educação e Cultura;
* Suporte pedagógico realizado pelo NIER;
* Elaborar uma proposta pedagógica para as disciplinas de História e Cultura Palmarina;
* Elaborar um documentário sobre a história de União dos Palmares;
* Lançamento do módulo de Cultura Palmarina.

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Josafá Ferreira Campos

AÇÕES 2012

 ARRASTAPÉ DA EDUCAÇÃO




















 




  II FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF - MUNICÍPIO APROVADO
2009/2012



REALIZADO NO DIA 12 DE JUNHO DE 2012, AS 08Hs, NO AUDITÓRIO DA PREFEITURA  E QUADRA MUNICIPAL COM  EXPOSIÇÃO  DOS TRABALHOS REALIZADOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UNIÃO DOS PALMARES.




Equipe PROMAEC e os GTs (grupo de trabalho)






Josafá Ferreira Campos e a equipe da Secretaria Municipal de Educação-SEMED

A equipe da Secretaria de Educação prestigiam os trabalhos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes das escolas municipais.






PROMAEC em ação no Educafólia 2012
Bloco da Educação nas ruas palmarinas







 




AÇÕES 2011 


PROMAEC em ação no Educafólia.
No bloco Educafólia a educação fez a festa ficar mais animada.





 PROMAEC em ação na Caminhada Contra a Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes junto as escolas. 




PROMAEC em ação no "A Caminho do Arraiá".
As escolas apresentaram diversas atrações culturais na Praça Basiliano Sarmento.






                                                                             Vídeo: Edvaldo Alves

PROMAEC em ação Contra o Racismo e Discriminação













PROMAEC em ação na Prefeitura Itinerante.


















O Projeto EducAção Cultura e Identidade foi elaborado na coordenação de Maria Elizabete de Oliveira Silva e Karina Thais R. de Oliveira  junto com o GT (grupode trabalho).

CRONOGRAMA:
Dia 10/04 Esc. Mun. Joaquim de Araújo ( Campo)
Dia 12/04 Esc. Mun. Herculano Albuquerque (Campo)
Dia 17/04 Esc. Mun. Antonio Gomes de Barros (Campo)
Dia 18/04 Esc. Mun. Papa Paulo VI (Campo)
Dia 24/04 Esc. Mun. Luiza de França (Urbana)
Dia 27/04 Esc. Mun. João Costa de Oliveira (Urbana)
Dia 04/06/ Esc. Mun. Pedro Pereira da Silva (Quilombola)


O Projeto EducAção Cultura e Identidade e Selo UNICEF aborda a valorização da  Cultura e Identidade do Município de União dos Palmares, tendo como tema central: Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Etnico-racial que necessita ser desenvolvido dentro da comunidade escolar, dessa forma criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais afro-brasileiro pertencentes a nossa sociedade.

O projeto EducAção Cultura e Identidade tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, através de momentos de interpretação, coreografias, músicas, capoeira, poesias e a valorização estética negra, para a ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos. 

Propõe-se, ainda, que através de demonstrações culturais, atividades teatrais e  interpretação de alguns aspectos importantes do contexto da escravidão negra, ressaltando os valores que impulsionaram e orientaram a sua vida na formação de sua identidade.

Com este conhecimento, vivenciar e valorizar a cultura negra através da música e da pintura como forma de identificação e resgate da autoestima do aluno afrodescendente. Através de atividades artísticas, busca-se desenvolver ações transformadoras, projetando o respeito como prática fundamental e essencial para mudar as pessoas e, consequentemente, a sociedade.

Esc.Mun. Joaquim Gomes de Araújo 10/04/12




































Prestigie as apresentações das outras escolas através dos vídeos






Equipe: Maria Elizabethe de Oliveira Silva (PROMAEC/NIER)
            Karina Thais Rodrigues de Oliveira (NIER)
            Maria Aparecida da Silva Cardoso ( ESCA)