terça-feira, 2 de outubro de 2012

Educação Quilombola






A Secretaria Municipal de Educação enviou para a formação Educação Quilombola técnicos responsáveis pelo Núcleo de Identidade Étnico-Racial-NIER, Maria Elizabete Oliveira e Karina Thais de R. de Oliveira.
A Formação Educação Quilombola teve como objetivo principal formar educadores das escolas remanescentes quilombolas com base na Lei 10.639/2003, com vistas a uma prática educativa que estimule a cidadania e respeito ao próximo estabelecendo relações sociais igualitárias, bem como, aprendendo e ensinando valores étnicos na escola/comunidade, além de motivar a integração do cidadão em um mundo mais justo, sentindo-se parte fundamental e agente modificador em busca de um cotidiano no qual as diferenças não sejam concebidas e tratadas como deficiências.
Assim educar para a cidadania deve ser uma necessidade inerente à prática pedagógica e nesse contexto não importa em que etapa estejam os estudantes, sejam eles de educação infantil, nível fundamental, médio ou ensino universitário, o comprometimento com a cidadania e com o respeito as diferenças deve fazer parte da formação de crianças, adolescentes e jovens e portanto se constituir em uma prática continua no ambiente escolar e social do cidadão.
Outro tema bastante relevante e colocado em pauta durante a formação foi sobre a discriminação existente dentro do próprio ambiente escolar. Neste sentido as contextualizações deixaram a clara lição de que sempre é tempo para começar a estabelecer relações sociais responsáveis, combatendo o preconceito e o racismo.















                                             Maria Elizabete de Oliveira e Karina Thais R. de Oliveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário