quinta-feira, 6 de setembro de 2012

“UNIÃO DOS PALMARES: LITERALIZANDO OS VULTOS HISTÓRICOS E ILUSTRES DA TERRA DA LIBERDADE”





OBJETIVO GERAL:
       Pesquisar o Município de União dos Palmares com vistas a organizar um completo acervo bibliográfico dos vultos históricos e ilustres da “Terra da Liberdade”.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
        Desenvolver, no âmbito das Escolas Municipais, Projetos Pedagógicos tendo como foco pesquisar sobre os vultos históricos e ilustres da “Terra da Liberdade”.
Desenvolver, a partir dos Projetos Pedagógicos, uma produção escrita com respaldo ao vulto histórico ou ilustre a ser pesquisado por cada escola da Rede Municipal de Ensino;
         Desenvolver, a partir de Projetos Pedagógicos, produções artístico-literárias com vistas à literalizar através do teatro, dança, poesia, memórias, contos, entre outras formas literárias, o vulto histórico ou ilustre a ser pesquisado por cada escola da Rede Municipal de Ensino.
Culminar as ações dos Projetos Pedagógicos das Escolas Municipais da Rede Municipal de Ensino a fim de que as mesmas possam apresentar as produções artístico-literárias realizadas sob sua responsabilidade.
       Realizar a uma “Noite de Autógrafos”, com vistas a divulgar as melhores produções escritas realizadas pelos alunos das diversas escolas da Rede Municipal de Ensino.

AÇÕES DAS ESCOLAS SOBRE PROJETO " “UNIÃO DOS PALMARES: LITERALIZANDO OS VULTOS HISTÓRICOS E ILUSTRES DA TERRA DA LIBERDADE”.

ESCOLA MUNICIPAL DOMINGOS DA SILVA PINO 





           Na manhã de 10 de agosto de 2012 na Escola Municipal Domingos da Silva Pino, o Núcleo de Identidade Étnico-Racial nas pessoas de Mª Elizabete de Oliveira e Karina T. R. de Oliveira acompanhou e participou da entrevista com o  ilustre  palmarino PAULINO VERGETTI, encantado em ver algumas de suas obras em murais, seus olhos sorrindo deixavam rolar lágrimas de felicidades em sentir a emoção ao descobrir que suas poesias encantavam e embalavam o dia a dia daquelas crianças.
      No momento se fizeram presente à equipe gestora, professores, agentes administrativos e representantes da comunidade local.
Esse notável encontro  tem como objetivo inicial o contato direto com o ilustre palmarino a ser homenageado, o escritor Paulino Vegertti, pela escola  no  Projeto Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação: “UNIÃO DOS PALMARES: LITERALIZANDO OS VULTOS HISTÓRICOS E ILUSTRES DA TERRA DA LIBERDADE”.
        Filho da terra, PAULINO VERGETTI é formado em Medicina pela antiga ECMAL, hoje UNSISAL e especializado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, sua paixão, escritor nos mais diversos gêneros literários. O autor publicou diversos livros sempre exaltando sua cidade natal (União dos Palmares) e seus tesouros literários.
                                     

                                                              Maria Elizabete de Oliveira e Karina Thais R. de Oliveira


ESCOLAS MUNICIPAIS DO CAMPO: PROFESSORA ELIZABETE SANTOS E JOSÉ CLARINDO PAES.





         No dia 03 de setembro de 2012, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de União dos Palmares, o Núcleo de Identidade Étnico-Racial nas pessoas de Mª Elizabete de Oliveira e Karina T. R. de Oliveira teve a honra de receber e acompanhar o Escritor Palmarino EMANUEL GALVÃO em um momento sublime junto aos representantes das Escolas Municipais  Professora Elizabete Santos e José Clarindo Paes. No momento se fizeram presentes Professores dos diversos anexos que compõem as escolas citadas a Diretora Geral Mauricéa Salustiano e o Coordenador de Ensino Sandreilson Lima.
         Esse encontro tem como objetivo inicial o contato direto com o ilustre palmarino a ser homenageado, o Escritor Emanuel Galvão, pelas referidas Escolas dentro do Projeto Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação: “UNIÃO DOS PALMARES: LITERALIZANDO OS VULTOS HISTÓRICOS E ILUSTRES DA TERRA DA LIBERDADE”.
             EMANUEL GALVÃO com sua graciosidade e alegria encantou a todos com suas palavras livres e suaves que expressaram a beleza da mulher através da poesia, memórias de sua infância em União dos Palmares.
Em uma roda literária entre os participantes do encontro que fora muito produtivo, foi declamado vários trechos de sua obra Flor Atrevida.










2 comentários:

  1. ZUMBI


    No alto da montanha um novo dia
    Surgiu. E um sol nasceu resplandecente,
    Brilhando alvissareiro àquela gente
    Que já não era escrava e então sorria.

    Mas, logo o sol se pôs em triste poente.
    Quis o destino atroz, por ironia,
    Tudo acabar em dor, em agonia,
    Impondo-se voraz, inconsequente.

    Foi de Zumbi o grito que ecoou,
    E com seu sangue ali ele plantou
    A semente de fé na liberdade!

    Faz tempo e ainda ecoa pelos ares
    A sua voz que surgiu, lá dos Palmares,
    Clamando para o negro a igualdade!

    (Autor: Paulo de Góes Andrade)

    Nasci nessa terra. Tenho orgulho de ser palmarino. Por acaso, encontrei esta Página. Parabéns! (p.g.andrade@terra.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato pela publicação deste meu Soneto. Como palmarino, estimaria receber as atualidades dessa nossa cidade, que poderiam ser enviadas para o meu novo e-mail: pauloandrade1962df@gmail.com

      Excluir