segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PASSEIO CULTURAL







SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DIA: 01 DE NOVEMBRO DE 2012
HORÁRIO: 8H00
SAÍDA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ITINERÁRIO : SERRA DA BARRIGA, FAZENDA ANHUMAS E MUQUÉM
PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE HISTÓRIA E CULTURA PALMARINA


O NÚCLEO DE IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL-NIER  
Maria Elizabete de Oliveira Silva
Karina Thais R. de Oliveira 


"UNIÃO DOS PALMARES: LITERALIZANDO OS VULTOS HISTÓRICOS E ILUSTRES DA TERRA DA LIBERDADE"




           NÚCLEO DE IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL-NIER

                ESCOLA MUNICIPAL JAIRO CORREIA VIANA




          A comunidade do Muquém durante o mês de setembro vivenciou dias diferentes com a visita de crianças e jovens da Esc. Mun. Jairo Correia Viana acompanhados pela Sra. Sônia Mª. M. Melo (Diretora) e os Professores Elisete, Madalena, Edson e Rosário da turma de 5º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. O sentido da visita ao Muquém foi conhecer a pessoa e os trabalhos desenvolvidos por D. Irinéia Rosa, que se colocou a disposição contribuindo e participando como artesã palmarina no Projeto Pedagógico “UNIÃO DOS PALMARES: Literalizando os Vultos Históricos e Ilustres da Terra da Liberdade”.
          Durante a visita, D. Irinéa Rosa deixava transparecer a emoção em falar e passar para as turmas como é a relação da artesã com a argila e como se dá a criação de cada peça desenvolvida pela mesma.
Segundo D’ Irinéia Rosa, “é grande a felicidade em sentir a curiosidade das crianças e jovens sobre o prazer de transformar o barro em peças únicas, gostaria muito que meus filhos e netos despertassem para a arte de moldar o barro”.
          Durante a visita o Sr. Antônio Nunes, um dos artesãos da comunidade Quilombola, mostrou o trabalho que ele faz na comunidade junto a sua companheira D’ Irinéia Rosa e na oportunidade foi apresentado à matéria prima e o forno onde é cozinhado as peças finalizadas.
No dia 02 de outubro de 2012, D. Irinéia fez uma visita a Esc. Mun. Jairo Correia Viana, que realizou momentos inesquecíveis para outras crianças que não puderam ir até o Muquém, a argila foi o material usado pelos alunos nas aulas de História e Artes, com as orientações da artesã. Foram momentos vividos com prazer e criação e as peças confeccionadas pelas crianças ficaram expostas na própria escola.




                                                    Maria Elizabete de Oliveira Silva e Karina Thais R. de Oliveira

















                                              Fotos: Arquivo da escola
                                                                             Maria Elizabete de Oliveira Silva e Karina Thais R. de Oliveira


terça-feira, 2 de outubro de 2012

Educação Quilombola






A Secretaria Municipal de Educação enviou para a formação Educação Quilombola técnicos responsáveis pelo Núcleo de Identidade Étnico-Racial-NIER, Maria Elizabete Oliveira e Karina Thais de R. de Oliveira.
A Formação Educação Quilombola teve como objetivo principal formar educadores das escolas remanescentes quilombolas com base na Lei 10.639/2003, com vistas a uma prática educativa que estimule a cidadania e respeito ao próximo estabelecendo relações sociais igualitárias, bem como, aprendendo e ensinando valores étnicos na escola/comunidade, além de motivar a integração do cidadão em um mundo mais justo, sentindo-se parte fundamental e agente modificador em busca de um cotidiano no qual as diferenças não sejam concebidas e tratadas como deficiências.
Assim educar para a cidadania deve ser uma necessidade inerente à prática pedagógica e nesse contexto não importa em que etapa estejam os estudantes, sejam eles de educação infantil, nível fundamental, médio ou ensino universitário, o comprometimento com a cidadania e com o respeito as diferenças deve fazer parte da formação de crianças, adolescentes e jovens e portanto se constituir em uma prática continua no ambiente escolar e social do cidadão.
Outro tema bastante relevante e colocado em pauta durante a formação foi sobre a discriminação existente dentro do próprio ambiente escolar. Neste sentido as contextualizações deixaram a clara lição de que sempre é tempo para começar a estabelecer relações sociais responsáveis, combatendo o preconceito e o racismo.















                                             Maria Elizabete de Oliveira e Karina Thais R. de Oliveira






sexta-feira, 21 de setembro de 2012

“UNIÃO DOS PALMARES: LITERALIZANDO OS VULTOS HISTÓRICOS E ILUSTRES DA TERRA DA LIBERDADE”




 Escola Municipal Pedro Pereira da Silva








             Na manhã de 18 de setembro sentimos o despertar de um novo dia com a ansiedade de conhecer o Sr. Edson do Muquém.
           Esse notável encontro teve como objetivo inicial o contato direto com o artesão palmarino a ser homenageado, JOSÉ EDSON BEZERRA DA SILVA, a comunidade  palmarina irá ter o conhecimento  da vida e obras do mesmo. O encontro foi promovido pela Escola Municipal Pedro Pereira da Silva (Esc. do campo), com o propósito de alcançar uma das finalidades do Projeto Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação com o tema: “UNIÃO DOS PALMARES: LITERALIZANDO OS VULTOS HISTÓRICOS E ILUSTRES DA TERRA DA LIBERDADE”.
           Através da Srª Dailsa Lucia de Macedo coordenadora da Esc. Mun. Pedro Pereira da Silva, o Núcleo de Identidade Étnico-Racial nas pessoas de Mª Elizabete de Oliveira e Karina Thais  R. de Oliveira acompanhou e participou da entrevista com o  artesão  palmarino, José Edson Bezerra da Silva, que abriu as portas de sua residência para nos receber e expor os trabalhos desenvolvidos com argila, com um olhar perdido, porém em suas palavras críticas nos mostrava a importância da continuidade do trabalho realizado por alguns dos quilombolas.
             As peças expostas na oficina é de encantar crianças, jovens e adultos, apesar da baixa visão o artesão em seu momento sublime de criação molda a argila que ganha formas de acordo com o momento do seu EU, as mãos dançam e acariciam a nova peça que irá para o forno artesanal no quintal da oficina, cozinhando as peças que são feitas com muito zelo, as mesmas ficam expostas nas prateleiras da oficina.
           A manhã foi de grande proveito, além de conhecer o Sr. Edson do Muquém descobrimos que a arte de dar formas a argila faz parte de sua vida, porém não é a única fonte de renda, as peças que o Edson produz correm o mundo encantando e dando um requinte nos ambientes que utilizam as peças quilombolas.



"Minhas mãos dança ao acariciar a argila, e vem o prazer de sentir a peça finalizada"

Maria Elizabete de Oliveira e Karina Thais R. de Oliveira


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

“UNIÃO DOS PALMARES: LITERALIZANDO OS VULTOS HISTÓRICOS E ILUSTRES DA TERRA DA LIBERDADE”





OBJETIVO GERAL:
       Pesquisar o Município de União dos Palmares com vistas a organizar um completo acervo bibliográfico dos vultos históricos e ilustres da “Terra da Liberdade”.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
        Desenvolver, no âmbito das Escolas Municipais, Projetos Pedagógicos tendo como foco pesquisar sobre os vultos históricos e ilustres da “Terra da Liberdade”.
Desenvolver, a partir dos Projetos Pedagógicos, uma produção escrita com respaldo ao vulto histórico ou ilustre a ser pesquisado por cada escola da Rede Municipal de Ensino;
         Desenvolver, a partir de Projetos Pedagógicos, produções artístico-literárias com vistas à literalizar através do teatro, dança, poesia, memórias, contos, entre outras formas literárias, o vulto histórico ou ilustre a ser pesquisado por cada escola da Rede Municipal de Ensino.
Culminar as ações dos Projetos Pedagógicos das Escolas Municipais da Rede Municipal de Ensino a fim de que as mesmas possam apresentar as produções artístico-literárias realizadas sob sua responsabilidade.
       Realizar a uma “Noite de Autógrafos”, com vistas a divulgar as melhores produções escritas realizadas pelos alunos das diversas escolas da Rede Municipal de Ensino.

AÇÕES DAS ESCOLAS SOBRE PROJETO " “UNIÃO DOS PALMARES: LITERALIZANDO OS VULTOS HISTÓRICOS E ILUSTRES DA TERRA DA LIBERDADE”.

ESCOLA MUNICIPAL DOMINGOS DA SILVA PINO 





           Na manhã de 10 de agosto de 2012 na Escola Municipal Domingos da Silva Pino, o Núcleo de Identidade Étnico-Racial nas pessoas de Mª Elizabete de Oliveira e Karina T. R. de Oliveira acompanhou e participou da entrevista com o  ilustre  palmarino PAULINO VERGETTI, encantado em ver algumas de suas obras em murais, seus olhos sorrindo deixavam rolar lágrimas de felicidades em sentir a emoção ao descobrir que suas poesias encantavam e embalavam o dia a dia daquelas crianças.
      No momento se fizeram presente à equipe gestora, professores, agentes administrativos e representantes da comunidade local.
Esse notável encontro  tem como objetivo inicial o contato direto com o ilustre palmarino a ser homenageado, o escritor Paulino Vegertti, pela escola  no  Projeto Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação: “UNIÃO DOS PALMARES: LITERALIZANDO OS VULTOS HISTÓRICOS E ILUSTRES DA TERRA DA LIBERDADE”.
        Filho da terra, PAULINO VERGETTI é formado em Medicina pela antiga ECMAL, hoje UNSISAL e especializado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, sua paixão, escritor nos mais diversos gêneros literários. O autor publicou diversos livros sempre exaltando sua cidade natal (União dos Palmares) e seus tesouros literários.
                                     

                                                              Maria Elizabete de Oliveira e Karina Thais R. de Oliveira


ESCOLAS MUNICIPAIS DO CAMPO: PROFESSORA ELIZABETE SANTOS E JOSÉ CLARINDO PAES.





         No dia 03 de setembro de 2012, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de União dos Palmares, o Núcleo de Identidade Étnico-Racial nas pessoas de Mª Elizabete de Oliveira e Karina T. R. de Oliveira teve a honra de receber e acompanhar o Escritor Palmarino EMANUEL GALVÃO em um momento sublime junto aos representantes das Escolas Municipais  Professora Elizabete Santos e José Clarindo Paes. No momento se fizeram presentes Professores dos diversos anexos que compõem as escolas citadas a Diretora Geral Mauricéa Salustiano e o Coordenador de Ensino Sandreilson Lima.
         Esse encontro tem como objetivo inicial o contato direto com o ilustre palmarino a ser homenageado, o Escritor Emanuel Galvão, pelas referidas Escolas dentro do Projeto Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação: “UNIÃO DOS PALMARES: LITERALIZANDO OS VULTOS HISTÓRICOS E ILUSTRES DA TERRA DA LIBERDADE”.
             EMANUEL GALVÃO com sua graciosidade e alegria encantou a todos com suas palavras livres e suaves que expressaram a beleza da mulher através da poesia, memórias de sua infância em União dos Palmares.
Em uma roda literária entre os participantes do encontro que fora muito produtivo, foi declamado vários trechos de sua obra Flor Atrevida.